Cidadania Londrinense para Brazílio de Araújo Neto

O economista e produtor rural Brazílio de Araújo Neto, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) recebeu na Câmara Municipal de Londrina, o título de Cidadão Honorário, por iniciativa do vereador Felipe Prochet (PSD) e apoio dos demais parlamentares. A entrega da honraria, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) por meio da lei nº 12.516/2017, aconteceu na sala de sessões do Legislativo na última sexta-feira (20/10).

Muito emocionado durante solenidade na Câmara de Vereadores, Brazílio de Araújo Neto recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina entregue por Felipe Prochet. Foto CML/Imprensa/Devanir Parra

Nome ligado às lutas em defesa do setor agropecuário, Araújo Neto já esteve à frente de órgãos como a Secretaria de Estado da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além da SRP, que presidiu nos períodos de 1984 a 1986 e de 1988 a 1990. O economista nasceu em Curitiba, mas aos 4 anos, com a morte do pai em um acidente aéreo, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a infância e juventude. Em 1971, já formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, passou a morar em Londrina.
Em 1996 Brazílio voltou a residir em Curitiba, mas os laços com Londrina nunca foram rompidos. “Meus pais, meus irmãos e meu filho continuam na cidade, portanto minha vida sempre foi e continua sendo muito ligada a esta terra”, afirma o agropecuarista, para confessar: “Nunca passou pela minha cabeça receber uma honraria como esta, mas a recebo com muita alegria e satisfação. Foi uma surpresa muito agradável.”

A liderança de Brazílio de Araújo Neto no setor agropecuário, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio foi uma das principais motivações do vereador Felipe Prochet para propor a entrega do título. “Trata-se de uma liderança que vem de uma família pioneira, de grande importância para a história de Londrina e da região, e que sempre acompanhou muito de perto os acontecimentos ligados à agricultura e à vida da cidade. Por sua competência, após presidir a Sociedade Rural do Paraná chegou a secretário de Estado da Agricultura, presidindo posteriormente vários órgãos federais. Portanto, o senhor Brazílio merece tornar-se Cidadão Honorário de Londrina”, defende o vereador.

Comments are closed.